domingo, 3 de julho de 2011

Série: Intimidade com Deus - 1

É POSSÍVEL SER ÍNTIMO DO SENHOR
 
"A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará conhecer a sua aliança." Salmo 25:14

Desde o Jardim do Édem Deus tem buscado um estreito relacionamento com o ser humano. Todo o dia, ao final da tarde, Deus vinha até o Éden para conversar com Adão e Eva. Era um relacionamento de intimidade entre a criação e o criador. O tempo passou, o homem não valorizou aquele relacionamento e foi expulso do Jardim do Édem. Assim, cada vez mais o homem foi se afastando de Deus. Mas o Senhor nunca desistiu de nós.
 NOÉ
Foi assim também com Noé, Noé enquanto construía a arca pregava a palavra de Deus para as pessoas do seu tempo. Era uma palavra de arrependimento; Era uma oportunidade que o Senhor estava dando para as pessoas. Quero destacar aqui, a persistência de Noé e a certeza de que ele não estava louco, mas acreditava no plano eterno de Deus e na vontade de Deus para o povo e, especificamente para a sua família. Ele acreditou no projeto de Deus.
ABRAÃO
Anos mais tarde, Deus procura outro homem, para estabelecer uma aliança com ele. Ele deveria começar uma nação que lhe fosse submissa e que deveria ser exemplo para outros povos.
Poderíamos citar aqui muitos outros gigantes da nossa história, como: ISAQUE. JACÓ, JOSÉ, MOISÉS, DAVI, Isaias, Jeremias, Eli, Eliseu, Daniel e tantos outros.
Porém, o nosso objetivo hoje é dizer que assim como estes homens, pecadores como nós, foram homens que tiveram um relacionamento de intimidade com o Senhor, nós também somos convidados por ele para este relacionamento de convívio intenso com ele. Chama-me a atenção também o fato de Deus estar sempre levantando homens para se relacionar com ele, para ter intimidade; a despeito das nossas falhas. Isto é uma prova do grande amor que o Senhor tem pela sua criação.
JESUS
Hoje, Deus fala conosco, não mais através dos profetas, como no passado, mas através do seu próprio filho, que morrendo na cruz do calvário, levou-nos com ele para morrermos a sua morte, a fim de que tivéssemos a sua vida. Fala-nos ainda, através da sua palavra que é eficaz e a cada dia que a lemos recebemos uma palavra nova do Senhor conosco. Fala ainda, através da ação poderosa do Espírito Santo, o nosso consolador; aquele que está presente em nossa vida, em nossas ações e direciona todos os nossos atos.
ANALISANDO O TEXTO DE SALMO:
O salmo 25 é um salmo de Davi. Este servo do Senhor conhecia muito bem o que é intimidade. Ele era um homem segundo o coração de Deus. Você pode imaginar o que é isso? Ser um homem segundo o coração de Deus, não é ser um homem sem pecado; não é ser um homem que nunca erra; Um homem segundo o coração de Deus, é um homem comum como qualquer outro; que erra, que comete equívoco, mas, alguém que reconhece a sua fraqueza, que reconhece que é pó e, precisa das misericórdias do Senhor, como todos nós.
 Se olharmos para a vida de Davi, veremos que ele foi um homem sujeito a falhas como nós. Porém, ele tinha uma intimidade com Deus, como se tem intimidade com um grande amigo. Davi foi para Deus uma pessoa especial, porque tinha uma intimidade profunda com o Senhor. Sua intimidade estava baseada no temor, no respeito, na consciência de quem de fato é Deus e quem era ele. Precisamos ter esta consciência de Davi, sabendo de quem realmente somos. Daí saberemos celebrar ao Senhor com alegria, para sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus.
- Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Isto quer dizer que o Senhor está dirigindo os nossos passos para onde quer que andemos; ele está sempre nos dando à direção a seguir e nos instruindo.
O verso trás duas promessas:
O Senhor dará conhecer a sua aliança aos que o temem. Nós contamos as coisas importantes somente aos nossos amigos. Nós não as contamos para qualquer pessoa; Só revelamos os nossos segredos para quem, de fato, nós confiamos e sabemos que vai guardar para si. O salmista está dizendo que Deus fará conhecer a sua aliança àqueles que o temem.
FARÁ ALIANÇA - Quando Deus fala em aliança, ele está falando em compromisso sério, compromisso eterno, compromisso que não tem prazo para terminar, pois se trata de compromisso que não pode ser findo. O interessante é ver que Deus não faz tais revelações a qualquer pessoa, mas somente aquelas que o Senhor tem como tementes a ele.
Finalizando: Como está a nossa intimidade com Deus? Como está o nosso relacionamento com Deus? Como estão os nossos momentos de oração e estudo da palavra? Tem sido prazeroso, para nós, o estudo da palavra de Deus e também os nossos momentos de oração? Quanto tempo temos investido na leitura da palavra, na oração, ou leituras de outras literaturas que nos ajudem no crescimento da nossa intimidade com Deus?
Que o eterno Pai nos dê o privilégio de sermos pessoas de sua intimidade, na oração, no estudo da palavra, na ética como cidadão segundo o padrão de Deus, no prazer em estar na sua presença, no prazer em falar dele para outros. Assim, seremos considerados pessoas a quem o Senhor há de revelar os seus segredos.

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário