sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Capacidade de ver o Invisível



Hoje nós vamos abordar um tema que transcende a limitação da racionalidade humana. Que é a convicção de poder de ver além do horizonte da vida. É um universo restrito que abriga um contingente de pessoas muito especiais (E o Senhor Jesus classificando-os disse: (João 17. 16)“Eles não são do mundo”), são pessoas comprometidas com Deus.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho". (Hb 11.1,2) 

Estou falando do mistério do poder da fé.

Como posso ver o invisível ? É só através da preciosa dádiva de Deus. (Romanos 12. 3) “Segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Isso é dádiva graciosa de Deus. A fé é operativa. Ela traz para o presente as coisas que Deus já preparou para nós no futuro. 

Que coisas, então, são essas que nos estão reservadas? Que coisas são essas que Deus colocou no futuro, mas que para nós se tornam presentes? Para o que crê, tornam-se presentes as futuras bênçãos da volta de Jesus Cristo; para o que crê, tornam-se presentes a glorificação final do crente, a sua entrada no descanso celestial, e outros benefícios da culminação do ato salvador de Cristo (cf. Hb 9.28). E tudo isso nos ensina que a fé não é uma emoção passageira; tudo nos ensina que ela é a firme certeza de que as melhores bênçãos dos céus ainda estão no futuro, apesar de já termos recebido quantas e quantas bênçãos no presente. 

Habacuque, o profeta, repetido pelo apóstolo Paulo, diz que "o justo viverá da fé" (Hc 2.4; Rm 1.17; Gl 3.11). É esse viver que explica a lista de chamada dos "heróis da fé", e esclarece um certo número de características do crente de todos os tempos, da época patriarcal até hoje, do crente da Igreja Primitiva ao do século 20. São essas características que serão destacadas. São coisas impossíveis, e a primeira característica daquele que crê é: 

A CAPACIDADE DE VER O INVISÍVEL  

Hebreus 11.24 registra que: "Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível" (Hb 11.24-27). 

Aí está a primeira capacidade de quem tem fé: ver o invisível! Que figura extraordinária a de Moisés, e que notável característica foi a sua intimidade com Deus! No livro do Êxodo, e no seu capítulo 33.9-11 encontramos: "Quando Moisés entrava na tenda, ... todo o povo, levantando-se, se inclinava cada um à porta da sua tenda... Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo". De onde tiramos a profunda lição que quando realizamos uma tarefa diretamente na presença de Deus nada, absolutamente nada pode nos derrotar!
 
Estou falando de visão espiritual! E nessa visão é que lemos Hebreus 11.27: Moisés "deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível". E ele seguiu para onde Deus o mandou.
Ver o invisível é ver a Deus em glória e santidade. A Bíblia fala sobre isso, e como Deus foi visto  pelo profeta Isaías, e isso aconteceu antes da sua chamada para porta-voz do Senhor. A Bíblia diz "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo" (Is 6.1). Ele viu a Deus naquela majestosa visão quando no templo. Sem dúvida, ele viu a glória de Deus! Kavod, a glória de Deus, a honra de Deus, a santidade de Deus! Sim, é nessa visão que podemos ver também. 

Ver o invisível é difícil para quem não fala a linguagem da fé. Ver o invisível é ver a Sua graça, que é sempre o melhor para nós, razão porque é preciso a ela responder, atender ao evangelho.

O homem natural só pode ver as coisas terrenas, circunstanciais, falíveis, e por elas é que lutam, mas, o homem espiritual tem o privilégio de contemplar o eterno, o invisível da gloria de Deus, simplesmente porque ele é Ser especial, (não é daqui) , e sua alma anseia voltar pra casa, e morar eternamente na gloria celestial .


Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário