sábado, 22 de agosto de 2015

Estudo de Filipenses 1


(Conferência em Candelária  -RS no dia 15/08/2015) parte 1



Estudo de Filipenses 1 
* Neste capítulo se destaca a cooperação dos irmãos, pelo evangelho, segundo Paulo. Destaca-se os trabalho desses irmãos em Filipos.

v.1 “Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:”
-São destacadas duas pessoas específicas: bispos e diáconos. São os governos da igreja local. Pessoas/irmãos escolhidos de Deus, que se colocam a trabalho para o povo de Deus.
Para amar o povo de Deus, primeiro devemos amar a Deus. Ser exemplo para o povo de Deus e servir a esse povo. Não para mandar.
Também, podemos lembrar-nos dos irmãos de outras localidades, a exemplo de Paulo, que se lembrava dos irmãos de Filipos. Lembrar-se dos irmãos distantes e recomendá-los em nossas orações. “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,”  Filipenses 1:3,4
Vamos ser cooperadores do povo de Deus.
Paulo preso, foi a maneira que Deus usou para que os irmãos levassem o evangelho a outros lugares
 
-Paulo, como servo, nessa carta, se regozija em Cristo. Confirmava os irmãos em Cristo.
Vemos na palavra: edificação, consolação e exortação.
 
- Assim como para Paulo, o mundo não importa (...atrás o mundo, Jesus na frente...) , importa servir ao Senhor. Deve ser assim para nós também.
Aos jovens, a exemplo de Ló, que se casou em jugo desigual, sua mulher olhou para trás e foi perpetuada pelo sal. Espera no Senhor por um(a) companheiro(a) que ande no caminho do Senhor, para ambos servirem a Cristo. Quando buscar seu parceiro (a), mesmo quando essa pessoa está na igreja, veja, se é da vontade do Senhor. Pode estar apenas ali, mas não ser um auxílio para a obra.
 
-(leitura do cap.12 de Coríntios) Cada um tem um dom. Se nós amamos a Cristo e não amamos aos irmãos, somos mentirosos. Se amamos a Cristo, amamos aos irmãos.
Às irmãs, também tem seu trabalho a fazer na sua congregação. Em Tito, as mulheres são mandadas amar seus maridos e seu filhos. Temos também o exemplo de Lídia que hospedou os apóstolos. Como posso ser útil? Devo me esforçar para servir ao Senhor. Ter percepção do que acontece ao nosso redor.
 
v. 5 “Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.”
Cooperar com alegria, em todas as coisas. Não só na igreja, mas em nosso dia a dia, tenhamos até nosso falar diferente do mundo. Temos obrigação, de nos comportarmos como santos. Em Cristo somos santos.
As pessoas do mundo não leem a Bíblia, mas veem muito em nós. Assim como Paulo, não importa quão difícil seja a circunstancia, demonstremos alegria e cativemos as pessoas pelo nosso modo de viver.  “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:16
 
- 1 Coríntios 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” Somos lembrados de sermos constantes no Senhor e na obra do Senhor. Podemos ser cooperadores do evangelho. Manifestar o amor de Deus.
Em Neemias 4 temos outro exemplo importante. Não devemos buscar e nem esperar a cooperação no/do mundo. Para ser cooperador, primeiro deve ser um crente, crer no Senhor.
 
- Em Hebreus 13: 13-16 “Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.” Grande obra também é ficar em oração por aqueles que trabalham na evangelização e pelos demais irmãos.
 
 “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Colossenses 2:3
Como pode haver diferença de amor entre irmãos? Como pode ser assim, como nesses dias?  Como não amar esse ou aquele irmão, se estaremos juntos no céu?
 
-Está é a nossa liberdade: estamos livres para não pecar mais. “Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.” Colossenses 1:23
Por Cristo vale a pena sofrer : v.21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”
Será que podemos fazer algo para a glória de Deus?
 
v.12 Contribuir para a obra do Senhor “E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;” Filipenses 1:12
Quantas coisas parecem ser sofrimento e dor sem fim. Depois de passar o tempo, compreendemos o propósito de Deus para nós.
Tudo que nos acontece, são experiências que contribuem para nos ensinar algo no sofrimento. Que tudo seja para a glória de Deus.
 
v. 6 e v.11  “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” e “Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”  Como vivemos aqui? Para o mundo ou para Deus? Paulo incentivava os irmãos para que o dia da vinda do Senhor seja cheio de frutos de justiça.
Deus muitas vezes quer nos usar e nós, não queremos ser usados.
Exemplos de frutos da justiça:  Joãos 15:5 “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Estarmos em Cristo e Cristo em nós. Se vivermos como imitadores de Cristo, seremos vistos como cristãos, colheremos frutos de justiça.
Em I Coríntios 3 temos um exemplo, onde um coopera com a obra de outro e o Senhor deu graças. Nós somos cooperadores de Cristo. Deus não precisa de nós, mas é agradável que cooperemos uns com os outros e com Deus. Isso é para sua glória!
 
- Paulo teve muitas aflições, mas a fazer um balanço, estava em lucro, pois a morte para ele era lucro. V.21
Em II Tim. 3: 11-13 “Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.” Nos diz para apresentarmos  nossos corpos como sacrifícios vivos.
Romanos 12:1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Nesses versículos somos lembrados a não aceitarmos o mundo, e “viver conforme” o mundo, mas sermos transformados em Cristo. Manifestando Cristo em nós. Não há lugar para fazer a minha vontade, não há lugar para fazer nossa vontade, mas a vontade do Senhor.
 
v. 14
No sofrimento, qual é nossa primeira atitude? Reclamar e chorar, ou orar e dar graças?
Tem quem nos cuide e supre todas nossas necessidades. Como é bom ser salvos!! O Senhor permanece fiel.

Tiago 1;2 “... gozo ao passar por provações.”
Quais são as nossas provações?
Exemplo, quando somo ofendidos, devemos nos perdoar. Quando um irmão é ofendido e leva o seu irmão em oração, trás seu irmão ao trono da graça. Ambos são trabalhados e restabelecidos no Senhor.
O que estamos fazendo em nossa congregação? Estamos orando, individual e coletivamente? Deus terá que lançar novas sementes, para depois dar frutos? Deus terá que tirar o candeeiro do nosso meio, para restabelecer um ou dois que se mantiverem firme?
II Tim. 4:7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”


O Senhor quer que sejamos felizes com o trabalho que Deus nos propõem.

Por Lidia S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário